a) Acessoria Contabíl e Financeira
Profissionais experientes, atualizados com legislação em vigor, conferem
total confiabilidade ao nosso Departamento Contábil.
Através de senha oferecida pela própria Bevi o Síndico pode, a qualquer
momento, acessar nosso site para consultas sobre saldo de contas
bancárias, aplicações financeiras, condôminos em atraso e conta a pagar ou
receber.
b) Prestação de contas e previsão orçamentária
O sistema de prestação de contas da BEVI é transparente e acessível,
garantindo um perfeito entendimento dos balancetes por parte de
qualquer condômino.
Utilizamos gráficos estatísticos, que representam a evolução das despesas
por período, facilitando a conferência das informações solicitadas.
Nossa atuação também se faz presente na prestação de contas mensal
encaminhada ao Síndico, juntamente com o boleto bancário, um
demonstrativo sintético contendo o demonstrativo das despesas
efetivamente realizadas, demonstrativo da receita prevista e realizada e o
financeiro de cada conta, com todos os seus saldos bancários. Esse
demonstrativo é feito anexo ao boleto sem envio de xérox o que facilita a
guarda do documento para futuros controle das despesas realizadas.
Elaboramos o balancete mensal com todas as documentações originais e
extratos bancários em nome do próprio condomínio, ou seja, relação de
recebimentos, relação de despesas, demonstrativo da receita prevista e
realizada, demonstrativo financeiro por conta contábil e relação de
devedores com toda a posição da cobrança atualizada.
É feita a montagem e envio da pasta para aprovação, com o arquivo dos
documentos elaborado de forma sistematizada em divisórias, de acordo
com o plano de contas, existindo ainda uma folha de rosto onde cada um
deverá se manifestar quanto analise desta documentação;
Fornecemos ainda, juntamente com o edital de convocação, o relatório
anual das despesas e receitas que servirá para analise antecipada de todos,
devendo ter aprovação das contas, por época da Assembléia Geral
Ordinária.
c) Contas a Pagar
- Emissão dos cheques para assinaturas acompanhadas sempre de copia de
cheque e o documento original e posterior pagamento das contas;
- Pagamento de todas as contas do prédio, previamente aprovadas, os quais
poderão ser efetuados com até cinco dias antes do vencimento;
- Disponibilidade diária do saldo das contas a pagar, através do programa próprio
da administradora ou pela conta bancaria através da senha.
d) Contas a Receber
- Emissão e remessa dos boletos bancários, que poderá ser feito pelo correio ou
on-line com base na previsão orçamentária previamente aprovada,
discriminando individualmente as verbas de acordo com o plano de contas;
- Baixa diária automática – via internet – dos pagamentos efetuados, com
emissão dos boletos pagos;
- Emissão de segunda via de boletos que poderá ser feita pelo sistema da
administradora através de senha que será fornecido ao condômino ou outro
meio oferecido pelo próprio;
- Emissão de relatório dos recibos emitidos no período, detalhado por unidade
demonstrando o total a receber por conta;
- Disponibilização diária dos recebimentos realizados;
- Trabalhamos com o banco Santander o qual oferece uma taxa especial para
manutenção da conta e recebimento de boletos;
- Todos os pagamentos obrigatoriamente são feitos através de cheques
nominativos.
e) Cobrança de Inadimplente
Após o 10º dia do vencimento ou outra deliberação da convenção, será
encaminhada uma correspondência solicitando providências por parte do
devedor, para que confirme o pagamento efetuado ou que efetue o pagamento.
Caso esta correspondência não obtenha êxito, será enviada outra correspondência
“Segunda Solicitação”, dentro do prazo de 30 dias da data da primeira
correspondência. Na continuidade da pendência, mesmo que de um único mês,
uma terceira correspondência será encaminhada alertando o condômino que o
débito será encaminhado para o departamento jurídico caso o pagamento não
seja efetuado em cinco dias. Persistindo o débito, será solicitada autorização e
envio de procuração para o início da cobrança judicial. Lembramos que o nosso
boleto mensal de prestação de contas é considerado também como uma carta de
cobrança, em caso de se encontrar quites aproveita para parabenizá-lo o
condômino pela sua pontualidade, servindo como estimulo para a continuidade.
f) Orçamentos
Sempre que necessário, apresentamos 03 orçamentos de empresas ou
profissionais qualificados para a execução de reformas, consertos ou
reparos, os quais serão aprovados pelo próprio Síndico.
Orientamos também na contratação de seguros, recarga de extintores de
incêndio e outros serviços de manutenção de ordem legal como o AVCB –
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
g) Assistência Jurídica
Estamos estruturados para assistir ao Síndico em qualquer assunto
referente ao condomínio nas áreas Civil e Trabalhista, Fiscal e Tributário.
Nosso corpo jurídico, formado por advogados que atuam exclusivamente
na BEVI, estão instruídos para acompanhar e orientar os Síndicos no
procedimento de advertências, reuniões e assembleias.
Avaliação de Contratos
Eis os principais serviços que este departamento oferece aos parceiros BEVI:
- Elaboração e alteração do Regimento Interno e da Convenção do
Condomínio;
- Assessoria em assinatura e contratos com empresas prestadoras de
serviços;
- Consultoria tributaria, fiscal, trabalhista e civil;
- Cobranças Judiciais e Extra-judiciais;
- Assessoria aos síndicos para questões de legislação aplicada a
Condomínios;
- Obs: os serviços do Departamento Jurídico da BEVI são prestados
mediante contrato mensal ou quando houver necessidade.
h) Serviço de Malotes
Encurtamos a distância entre o condomínio e a administradora através do
serviço SEMANAL de malotes, evitando assim deslocamentos
desnecessários por parte do sindico ou zelador.
Utilizamos também todos os meios de comunicação para o envio de
informações sob nossa total responsabilidade.
i) Acessoramento nas assembléias gerais
Disponibilizamos um representante para as Assembléias Gerais Ordinárias com a
finalidade de assessoramento, elaboração da Ata para posterior registro e
distribuição aos condôminos, como também esclarecimentos do dia a dia do
condomínio.
j) Gestão de recursos humanos
Nosso Departamento Pessoal próprio, atua em sintonia com a legislação
trabalhista em vigência. Orientamos o síndico com relação a salários,
funções, pagamentos de horas-extras, escala de folga, férias e rescisão
contratual.
Responsabilizamos-nos inclusive pela contratação e treinamento de
funcionários para melhor desempenho de suas respectivas funções.
Outros serviços de competência deste Departamento:
- Recrutamento, seleção, admissão de funcionários para os Condomínios –
pessoal de limpeza, portaria e vigilância patrimonial;
- Treinamentos, cursos e palestras para funcionários, zeladores e síndicos;
- Suporte ais trâmites e trabalhista previsto em Lei;
- Atualização da carteira de trabalho;
- Gerenciamento do quadro de horário de trabalho, escalada de revezamento,
férias, horas-extras e folha de pagamento;
- Recolhimento de guias FGTS e GFIP;
- Recolhimento de Imposto de Renda Retido na fonte de funcionários;
- Gerenciamento de obrigações com a Receita Federal (IR e DIRF);
- Orientação para questões relativas aos Convênios;
- Atendimento as exigências da Convenção Coletiva de Trabalho;
- Cadastramento de novos funcionários – PIS;
- Elaboração das guias de recolhimento – PIS;
- Emissão de Informe de Rendimentos;
- Homologação das rescisões contratuais no Sindicato da classe ou DRT;
- Providencia a RAIS – Relação anual no Sindicato da classe ou DRT;
- Controla o fornecimento de vale-transporte e vale-refeição.